terça-feira, 20 de agosto de 2013

11 ANOS DO FALECIMENTO DO PADRE MELO

Foto da Ordenação Sacerdotal do Padre Antônio Melo Costa, no Rio de Janeiro - RJ, no dia 29 de Junho de 1960. Ele está ao lado dos seus pais João Dias da Costa e Acelina de Melo Costa. Também estavam presentes alguns irmãos, irmãs, parentes e amigos.


“As massas estão se organizando. Os sindicatos rurais se multiplicam, as associações de Bairro constituem um marco, juntamente com os sindicatos urbanos, já muito mais concorridos. Até as paróquias estão se tornando mais comunitárias. Os homens estão realmente se agrupando. Que esperança fagueira. A massa informe se transforma, em povo organizado, se perguntando: é possível construir um Brasil para todos?... A resposta deve ser: SIM! Como fazê-lo? Esta a inquietante pergunta que rola por todas as mente. De norte a sul, de leste a oeste, nas vilas, nas cidades e nos campos, cada um se pergunta, como construir um Brasil melhor. Esta preocupação é bendita. Todos nós somos artífices da construção da Pátria e Deus o ARQUITETO. Temos que realizar o mundo dos planos de Deus, isto é, um MUNDO PARA TODOS. Estamos, em relação ao Criador, na construção do mundo, como os pedreiros, em relação à planta da obra. Adianta a planta bonita, bem feita e certinha se os pedreiros não estão aptos a interpretá-la e realizá-la? A solução dos problemas da Pátria está a depender, em sua execução, da capacidade de todos nós, brasileiros. O negócio é pois de homens, aptos para a obra”.
(Trecho do livro MUNDO DE DEUS, MUNDO DE TODOS, de autoria do Padre Antônio Melo Costa – Padre Melo - que foi escrito de Junho de 1962 a Dezembro de 1963. E foi publicado em 1964, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Estado de Pernambuco).

Ele nasceu no dia 05 de Setembro de 1933 (Aracaju  Estado de Sergipe). E faleceu no dia 19 de Agosto de 2002 (Aracaju, Estado de Sergipe). Foi sepultado na cidade de Tobias Barreto (Estado de Sergipe).
O Padre Melo aqui no Estado do Pará fixou seu domicílio em Castanhal, a partir do ano de 1979, devido ter sido transferido da Escola Agrotécnica Federal de Escada, Estado de Pernambuco, para a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (atual IFPA) pela qual se aposentou na década de 1990. Ele também residiu por alguns anos na cidade de Irituia, Pará.
Alguns dos lugares do Brasil onde ele residiu para viver, estudar e trabalhar:
Aracaju, Itabaianinha, Tobias Barreto (Estado de Sergipe);
Itapetinga, Itambé, Salvador (Estado da Bahia);
Rio de Janeiro, Niterói, São José do Rio Preto (Estado do Rio de Janeiro);
Recife,  Cabo  de  Santo  Agostinho,  Escada,
Primavera, Amaraji (Estado de Pernambuco);
Castanhal, Irituia (Estado do Pará).

ETERNAS SAUDADES DE PARENTES E AMIGOS!
A Família agradece a todos a solidariedade de fé cristã!
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Castanhal, Pará, 19/08/2013.
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Sobrinho e Afilhado de Crisma do Pe. Melo -
E-mail: eugenioescritor@gmail.com